Historia de Balneário Pinhal

A cidade de Balneário Pinhal, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 100m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.414 habitantes. A área total de Balneário Pinhal é de 106,4km², e sua densidade demográfica é de 50,88hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Balneário Pinhal-RS é 95599-000. 

Município une cultura da produção de mel e belezas naturais no litoral norte do RS.

Balneário Pinhal está localizado a 95 km de Porto Alegre e conta com prédios históricos e gastronomia atrativa.

Uma cidade doce. É isso que os turistas que conhecerem a cidade de Balneário Pinhal, vão encontrar. Toda essa doçura se deve ao fato de a apicultura ser um dos grandes pilares econômicos do local e será percebida logo durante a entrada na chamada “Cidade do Mel”, pois os mascotes oficiais Melinha e Urso Meladinho estão em todos os lugares.

Toda essa tradição na produção do alimento pode ser conhecida mais de perto na famosa Vila do Mel, patrimônio histórico da cidade e local onde o visitante, mediante ao agendamento prévio, poderá conhecer o quiosque e a cabana de beneficiamento do mel. Entre as estruturas localizadas no complexo, estão também prédios históricos como o primeiro salão de bailes do município, assim como a primeira escola e também a Igreja Pioneira de Balneário Pinhal, conhecida por ter missas realizadas pelo padre que chegava a cavalo no local. Todas essas três estruturas datam do ano de 1945.

O mel também se faz presente na gastronomia de Balneário Pinhal e é quase obrigatório provar o tradicional “Filé ao Molho de Mel”, assim como a sobremesa “Mousse de Mel”, ambos apresentados e servidos com grande orgulho na cidade.

Porém, toda essa cultura baseada no mel, é pouco para descrever o que realmente é a cidade, que fica no litoral norte gaúcho e tem área de 113,20 km² de área total, sendo 8 km apenas de orla marítima, cercada de dunas a beira mar. O cenário é ideal para diversos tipos de passeio em embarcações como escunas. Para o banho em água doce, os destaques são a Lagoa da Cerquinha e Lagoa da Rodinha, essa situada em meio a dunas e mata nativa. Nesse local, é comum ver o embarque e desembarque de diversos barcos e outras embarcações aquáticas, além de consultar e desfrutar de algumas rotas de passeio disponíveis.

Outra atração natural de grande beleza é o túnel verde, que recebe todos os visitantes logo na chegada ao município. No local, às margens da RS-040, estão plantados diversos eucaliptos, desde o ano de 1937, além deles, também é possível apreciar o Lago Verde e se empolgar com a bela vista.

Para chegar a Balneário Pinhal, os principais acessos são a RS-040 e RS-786 e a hospedagem é feita primordialmente por meio de pousadas.

RESUMO:

Em 1767, foi doado pela Coroa de Portugal a Sesmaria de Cidreira para o almoxarife-mor Manoel Pereira Franco. Era composta por fazendas: Cidreira, Rondinha, Roça Velha, Ponta do Mato e Porteira.
Em 1808 a 1811, pertencemos ao município de Santo Antônio da Patrulha. Mais tarde integramos a Vila da Nossa Sra. da Conceição do Arroio, hoje Osório. No ano de 1818 nossa área territorial foi dividida pelo senhor Juiz José Ferreira Saraiva entre seus filhos em, Fazenda Rondinha, Fazenda do Pinhal. O primeiro lugarejo que se formou em Pinhal ficava a mais ou menos uma légua do mar, a Fazenda Rondinha, e uma légua e meia do mar a Fazenda Pinhal, onde até os dias de hoje existem marcas da propriedade criada na época.
Em 1915 a Fazenda Pinhal nome de origem do município, passou a pertencer a Francisco Segura Garcia (senhor Paco), que veio da Espanha para o Brasil em 1900. A partir de 1935, as terras passaram para o português Fausto Borba Prates, passando a ser conhecida como PINHAL.
Em 1965, figuramos no mapa do município de Tramandaí como distrito. Em 1988, passamos a ser distrito de Cidreira. Em 22 de Outubro de 1995, tornamo-nos município emancipado formado pela Praia do Pinhal (Sede), Praia do Magistério (Distrito) e Túnel Verde (Distrito), e a localidade do Pontal das Figueiras. Nossas belezas naturais distribuem–se em 100 Km de área.

Significado do Nome:

Essa denominação se deu devido a existência de uma extensão de área de pínus plantadas) e Fazenda Cerquinha.

Aniversário da Cidade:

22 de Outubro

Gentílico:

balneário-pinhalense

População:

10.855 habitantes - censo IBGE/2010 

 CARACTERÍSTICAS:

Além de conhecer seu povo simpático e hospitaleiro, visitando Balneário Pinhal, você não pode deixar de provar a comida do lugar. Na gastronomia, encontra-se sabor e requinte quando se prova o prato típico do município: filé ao molho de mel. A sobremesa oficial é mousse de mel. Boas férias..

Clima:

Subtropical

Temperatura Média:

Máxima de 26ºC e Mínima de 14ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Metropolitana de Porto Alegre

Limites:

Cidreira, Palmares do Sul e Capivari do Sul

Acesso Rodoviário:

Rodovias: RS-040 e RS-786

Distâncias:

Da Capital:

95 Km 

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Lagoa da Cerquinha

  -Com 7,94km² de extensão, área mais apropriada para pesca artesanal, circundada por mata de eucaliptos e figueiras.

-Praias

  -O Balneário Pinhal possui 8km de orla marítima, ainda mantendo as dunas à beira mar(área abrangendo a sede e Praia do Magistério).

-Dunas

  -As dunas móveis que ainda mantém as características de uma orla nativa, quase que em extinção no litoral gaúcho, formam um cenário de beleza incomparável, sendo sinônimo de representação da fauna e flora.

-Túnel Verde

  -Corredor formado por 6,5 km de eucaliptos da espécie robusta e citriodora, que formam um túnel natural ao longo da RS 040.

-Monumento Temático

  -Melinha (abelha que produz mel) e Meladinho (urso que adora mel).
Balneário Pinhal intitula-se a Capital Estadual do Mel, pela grande produção apícola.

-Vila do Mel

  -Neste local, encontra-se o quiosque do mel (ponto para aquisição de prosutos apícolas) e a casa de beneficiamento do mel, onde os produtores extraem o mel dofavo e procedem no evasamento.
Com prévio gendamento, é possível a visitação da casa, por grupos de turistas ou interessados na área.

Compartilhe!