RSS Balneário Pinhal - RS Notícias de Balneário Pinhal/RS Wed, 26 Jun 2019 09:53:43 -0300 Wed, 26 Jun 2019 09:53:43 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://balneariopinhal.rs.gov.br/rss NOVO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Mon, 24 Jun 2019 15:58:28 -0300 https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1429/?novo-laboratorio-de-informatica.html https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1429/?novo-laboratorio-de-informatica.html NOVO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

A semana começou com a entrega do laboratório de informática para os alunos da EMEF José Antônio da Silva, ao total foram 12 computadores novos, que vão atender as necessidades dos alunos, A prefeita Marcia Tedesco, fez a entrega oficial, “Hoje um dia muito especial, estamos na EMEF José Antônio da Silva entregando equipamentos de muita utilização para os alunos, doze computadores, estamos reativando a sala de informática, anseio da Escola e principalmente dos alunos que irão usufruir desta tecnologia.

Nós sabemos da importância da informática na formação do indivíduo e estamos investindo mais de quarenta (40) computadores para às Escolas; Aos pais e alunos, sintam-se agraciados por este investimento que o município faz na educação de Balneário Pinhal. Afirma a prefeita.

A Secretária de Educação e Cultura Simone Santos diz que a Gestão, entende da importância dos laboratórios de informática nas Escolas, por isso estamos passo a passo revitalizando e renovando as salas de informática.

A vice-presidente do CPM (Círculo de Pais e Mestres) de Balneário Pinhal Claudia Perez relata que, a administração municipal está de parabéns, investimentos como este, são de extrema importância para os alunos e para o desenvolvimento do aprendizado. O professor de informática Rodrigo Lanzini diz que, hoje, alcançamos mais esta conquista, pois há muito tempo reivindicávamos estes computadores, e agora temos um laboratório de informática moderno e adequado.

A Diretora da Escola Sandra Dias diz que este momento é muito importante, pois os equipamentos são novos e atualizados, historicamente os antigos laboratórios eram usados, "há muito tempo estamos pleiteando estes novos equipamentos e hoje a atual Gestão realizou o sonho da Escola e alunos".

Secretaria de Educação e Cultura
Prefeitura de Balneário Pinhal
A Doce Praia dos Gaúchos

]]>
Ação alusiva ao Dia Mundial da Doação de Sangue Mon, 24 Jun 2019 14:21:22 -0300 https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1428/?acao-alusiva-ao-dia-mundial-da-doacao-de-sangue.html https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1428/?acao-alusiva-ao-dia-mundial-da-doacao-de-sangue.html
A partir de hoje (24) os interessados em doar de sangue poderão entrar em contato pelo número 51 3682-0188 para informar seu nome e telefone. Quando fechado o primeiro grupo de doadores, será disponibilizado transporte para levá-los ao Hospital Tramandaí em data e horário a combinar.

Requisitos básicos para doação de sangue

* Estar em boas condições de saúde.
* Ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.
* Pesar no mínimo 50kg.
* Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
* Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
* Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

 Impedimentos temporários

* Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
* Gravidez
* 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
* Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
* Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
* Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.
* Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
* Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 6 meses.
* Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.
* Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas.
* Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.
* Vacina contra gripe: por 48 horas.
* Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.
* Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).
* Brasil: estados como Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são locais onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses para doar, após o retorno.
* EUA: quem esteve nesse país deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno.
* Europa: quem morou na Europa após 1980, verificar aptidão para doação.
* Malária: quem esteve em países com alta prevalência de malária deve aguardar 12 meses após o retorno para doar.
* Febre Amarela: quem esteve em região onde há surto da doença deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno; se tomou a vacina, deve aguardar 04 semanas; se contraiu a doença, deve aguardar 6 meses após recuperação completa (clínica e laboratorial).

Impedimentos Definitivos

* Hepatite após os 11 anos de idade.
* Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
* Uso de drogas ilícitas injetáveis.
* Malária.
* Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.

* Respeitar os intervalos para doação
* Homens - 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
* Mulheres - 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).]]>
Atenção não haverá expediente Wed, 19 Jun 2019 16:39:27 -0300 https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1427/?atencao-nao-havera-expediente.html https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1427/?atencao-nao-havera-expediente.html Não haverá expediente
Decreto 25/2017 que dispõe sobre o funcionamento das repartições públicas municipais determina feriado  durante os dias 20 e 21 de junho de 2019.]]>
HORTO DE BALNEÁRIO PINHAL - REFERÊNCIA Wed, 05 Jun 2019 16:57:28 -0300 https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1426/?horto-de-balneario-pinhal---referencia.html https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1426/?horto-de-balneario-pinhal---referencia.html Um viveiro de plantas com mais de 40 mil mudas de 700 espécies tem atraído estudantes e profissionais do meio ambiente de várias cidades do litoral.

O Horto Municipal de Balneário Pinhal nasceu em 2006, fruto da vontade de um grupo de moradores em florir a cidade, deixá-la mais bonita. Desde então, o horto passou a existir com todo o zelo e carinho da comunidade e da administração municipal.

O local abriga árvores frutíferas, flores, plantas ornamentais, hortaliças, leguminosas, ervas medicinais, além de uma variedade de suculentas. São plantas nativas e exóticas, cuidadosamente cultivadas, inclusive com o uso de uma composteira, que produz uma terra mais fértil para as plantas.
Entre as árvores frutíferas estão: ameixeiras, angazeiros, goiabeiras, cerejeiras, pitangueiras, abacateiros.
Entre as exóticas está a planta do papiro, que era utilizado para a escrita no Egito antigo. E também uma árvore de tronco macio conhecida como pau papel. Também estão sendo produzidas no local, mais de 300 mudas de palmito para serem distribuídas.

O Diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Gilson Prestes informa que as plantas cultivadas são doadas para a comunidade: ”Uma retribuição ao cidadão que está em dia com os seus impostos”, diz. Mas as mudas também são usadas em seu propósito inicial, o de embelezar a cidade. Elas podem ser apreciadas nos canteiros das avenidas, ruas, escolas, entre outras áreas públicas.

Conforme Prestes, a procura para visitação ao Horto tem sido grande de escolas e secretarias de meio ambiente de outros locais que solicitam mudas para projetos escolares e plantio em vias públicas das demais cidades.

O Horto Municipal teve sua área ampliada este ano, passando a um total de 5 mil m², o que, segundo Prestes, permitiu a criação de espaço individual para as hortaliças e as plantas fitoterápicas, além de possibilitar a produção de mais mudas com melhor crescimento das plantas e qualificar o atendimento ao público.

Entre as visitas já realizadas, Gilson Prestes destaca escolas de Cidreira, Palmares do Sul, Capivari do Sul, Quintão, Nova Tramandaí. 
O Horto Municipal de Balneário Pinhal está localizado na esquina das ruas José Orlando de Freitas e Rua da Amizade.

O atendimento à comunidade acontece nas segunda, quartas e sextas feiras das 8 às 12h e das 13h às 17h
Às terças e quintas feiras, o pessoal do Horto vai às ruas para cuidar do plantio nas áreas públicas da cidade.
Para visitação de escolas é preciso agendar pelo Telefone (51991168092.

O Guardião do Verde – No meio de tantos vasos, árvores e o colorido das plantas está Paulo Jobim, que sabe o nome e a história de cada uma das plantas: como chegou ao horto, se por muda ou semente, quem trouxe e pra que serve.
Funcionário da Prefeitura ele trabalha no local há 10 anos, não precisa dizer que gosta do que faz, chega ter ciúme das mudinhas e ainda ensina: “a areia do litoral não facilita o plantio, é preciso adubar, cuidar, zelar para o desenvolvimento de tanta variedade. Mas não é só isso. Ele revela o segredo para a planta nascer forte e bonita: “É preciso ter uma boa energia para cuidar delas, tem que conversar, ter carinho por todo esse verde”, diz com toda a sensibilidade de um verdadeiro Guardião.

Aproximadamente 80 pessoas participaram do ato de inauguração do novo horto municipal , autoridades regionais e municipais entre elas a prefeita Marcia Tedesco vice-prefeito Alequis Lopes Pinto, Secretários, Vereadores e outras autoridades fizeram-se presentes ao ato.

Prefeitura de Balneário Pinhal
Secretaria de Meio Ambiente

]]>
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE Wed, 05 Jun 2019 16:54:53 -0300 https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1425/?dia-mundial-do-meio-ambiente.html https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1425/?dia-mundial-do-meio-ambiente.html DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Criação do Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovada também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Objetivos 
A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. Era intensão da ONU também, transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.

Importância e comemoração 
Nesta data, ocorrem diversos eventos no mundo todo. Palestras, campanhas educativas, documentários e eventos são realizados, em vários locais, com o propósito de despertar as pessoas para esta importante questão mundial.
Em muitos países ocorrem acordos ambientais e definição de políticas voltadas para a proteção do meio ambiente.
Esta data é muito importante nas escolas, pois os alunos, em estágio de formação, podem desenvolver uma consciência ambiental que é fundamental para o futuro do planeta.

Em Balneário Pinhal
As atividades relativas a semana do meio ambiente começaram na segunda feira com plantio de árvores e palestra realizada pela Bióloga Aimée Siqueira Knak na Escola Jose Antonio da Silvat, ça-feira (4) com Inauguração do novo Horto Municipal, totalmente repaginado, ampliado e com várias modificações em sua estrutura, no dia do Meio Ambiente (5) foi realizada no turno da manhã palestra na Escola Calil Miguel Allen juntamente com a CORSAN tendo como tema o descarte correto do óleo de cozinha, já no turno da tarde aconteceu palestra na Escola Barão de Santo Ângelo do Túnel Verde sobre a importância da Arborização em nossas vidas.

Para a quinta-feira (6) durante o dia estão agendadas Palestras com todas as Escolas do município juntamente com o CECLIMAR sobre os animais marinhos existentes na nossa costa.

Na sexta-feira (8) a Secretaria de Meio Ambiente fará o acompanhamento das atividades das escolas ( Apresentação de Trabalhos ) alusivos a semana do Meio Ambiente.

A Secretaria municipal de Meio Ambiente através do Poder Executivo deseja a todos ambientalistas um feliz dia, que possamos dar continuidade aos trabalhos a favor da vida e Ambiental e Ecológica.

Secretaria de Meio Ambiente
Prefeitura de Balneário Pinhal
]]>
AÇÕES DIÁRIAS - SECRETARIA DE OBRAS Wed, 05 Jun 2019 16:52:07 -0300 https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1424/?acoes-diarias---secretaria-de-obras.html https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1424/?acoes-diarias---secretaria-de-obras.html AÇÕES DIÁRIAS - SECRETARIA DE OBRAS

Os trabalhos são realizados em vias e logradouros públicos, retirando-se a vegetação "invasora" e também executando a varrição dos trechos capinados. Os trabalhos e reparos são executado de forma manual com o emprego de ferramentas e instrumentos equivalentes. O trabalho também é feito com máquinas roçadeiras, tratores etc.

A Prefeitura de Balneário Pinhal realiza diariamente os serviços de capinas, cortes de grama, limpeza de meio fio, em todos os bairros do município. Às ações são realizadas pela Secretaria de Obras, Transporte, Trânsito e Serviços Urbanos.

Prefeitura de Balneário Pinhal
Secretaria de Obras

]]>
INFORMAÇÃO - VACINAS - META ALCANÇADA Tue, 04 Jun 2019 16:42:13 -0300 https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1423/?informacao---vacinas---meta--alcancada.html https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1423/?informacao---vacinas---meta--alcancada.html
INFORMAÇÃO - VACINAS - META ALCANÇADA
 
Vacina Contra a Gripe.
Balneário Pinhal atingiu a meta de vacinação dos grupos prioritários. E recebeu elogios da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde. Conforme o secretário de Saúde Vilson Gavaldão, a comunidade de Balneário Pinhal atendeu ao chamado para a imunização o que o deixa muito satisfeito.
 
Informação Importante: Não haverá vacinação para o público em geral porque não há doses suficientes. Dr. Vilson explica que isso aconteceu porque as Forças Armadas foram incluídas no grupo prioritário sem o aumento dos estoques pelo Governo Federal. Por isso, as doses restantes no município serão para o reforço de crianças e gestantes.
 
Secretaria de Saúde - Balneário Pinhal
]]>
ATENÇÃO INSCRITOS, PROGRAMA INOVA JOVEM EAD Thu, 30 May 2019 16:53:42 -0300 https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1421/?atencao-inscritos-programa-inova-jovem-ead.html https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1421/?atencao-inscritos-programa-inova-jovem-ead.html ATENÇÃO INSCRITOS, PROGRAMA INOVA JOVEM EAD

Sorteio sexta-feira - 31 maio - 9h

Atenção inscritos no Programa Inova Jovem EAD, os sorteios serão realizados nesta Sexta-feira 31 maio 2019 no Clac- Sindipolo às 9h.

]]>
FORMANDO CAMPEÕES Tue, 28 May 2019 14:47:10 -0300 https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1420/?formando-campeoes.html https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1420/?formando-campeoes.html E elas voltaram, as aulas com o Professor Orlandino nos campos de Balneário Pinhal fazem parte do Projeto Formando Campeões, e neste ano, elas contam ainda com o Professor Julio Chaves passando toda a parte de alongamento, aquecimento e preparação física. O projeto acontece no contra turno escolar.

Seguem os horários:

Segunda: Campo do Túnel Verde das 09:00 às 11:00 e das 14:00 às 16:00

Terça: Campo do Túnel Verde das 09:00 às 11:00 e das 14:00 e às 16:00

Quarta: Campo do Magistério das 09:00 às 11:00 e das 14:00 às 16:00

Quinta: Campo Sede das 09:00 às 11:00 e das 14:00 às 16:00

Sexta: Campo Magistério das 09:00 às 11:00 e das 14:00 às 16:00

Tragam seus filhos e prestigiem! Esporte é saúde.

DMD - Departamento Municipal de Desporto
Prefeitura de Balneário Pinhal

]]>
DIA DE CAMPO – PESCA ARTESANAL Tue, 28 May 2019 14:29:13 -0300 https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1419/?dia-de-campo--pesca-artesanal.html https://balneariopinhal.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1419/?dia-de-campo--pesca-artesanal.html DIA DE CAMPO – PESCA ARTESANAL

Pescadores e agricultores de Balneário Pinhal e Cidreira participaram do Dia de Campo “Pesca Artesanal pela Defesa e Garantia de Direitos”, ocorrido dia 24 de maio na Amvercol, em Cidreira.

O encontro teve como objetivo informar, incentivar e capacitar os trabalhadores e os profissionais nas áreas de Pesca e Agricultura.

Na programação assuntos como, Câncer de Pele não tem Estação, Crédito Rural, Equipamentos de Proteção Individual, Sistema de Inspeção Municipal, Palestra sobre EPIS pela EMATER, Financiamento pelo Sicredi e Implantação do Serviço de Inspeção municipal (SIM).

Participaram do evento, autoridades de Cidreira e Balneário Pinhal, Veterinários Cesar Velasco (Pinhal) e Vanessa T. Martins (Cidreira), Secretária municipal de Agricultura Ângela Porciúncula, EMATER/RS ASCAR, AAPECAN, SICREDI. Prefeitura de Cidreira e Prefeitura de Balneário Pinhal.

]]>