Uma política de desenvolvimento sustentável para os municípios foi o tema da reunião ordinária "Pensar global, agir local".

Uma política de desenvolvimento sustentável para os municípios foi o tema da reunião ordinária "Pensar global, agir local", promovida pelo Conselho dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente do Litoral Norte (CONDIMA), nesta quarta feira, 18, no auditório da Câmara de Vereadores de Balneário Pinhal.

Gestores, ambientalistas, empresários, acadêmicos e vereadores debateram as ações desenvolvidas pelas comunidades no sentido de contribuir para uma solução definitiva para a questão do lixo, com o objetivo de reforçar a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Entre as iniciativas, foi apresentada a ação da Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Pinhal, onde por meio do trabalho da bióloga Aimée Siqueira, as escolas municipais estão recebendo o suporte para a realização de compostagem afim de ensinar o hábito da separação dos resíduos orgânicos dentro da escola, fazendo com que a ideia seja repassada às famílias, criando assim, a conscientização na população em geral.

Outra proposta foi a apresentação da Germina – Incubadora Multisetorial, de Negócios da UFRGS – Campus Litoral Norte, ministrada pelo Professor Alex Mengel. O presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente do Litoral Norte (CONDIMA), Fernando Campani, ressaltou que a reunião é uma oportunidade para fortalecer o debate sobre os resíduos sólidos: “Hoje um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores municipais é a destinação correta dos resíduos” finalizou Campani.

Também participaram da reunião, o Professor e coordenador acadêmico da Incubadora UFRGS Alex Mengel; Secretário de Turismo, Indústria e Comércio Edison Machado; Diretores da Secretaria de Meio Ambiente Gilson Prestes e Paulo Michel, a Bióloga Aimée Siqueira; o Diretor de Agricultura e Pesca Joacir Fernando; Ex-presidente do CONSEMA RS Valtemir Bruno Goldmeier; Ex-coordenador das políticas de gestão de resíduos do Estado do Rio de Janeiro Jorge Pinheiro; os Vereadores Leandro Lauer, Elmira, Geilson, Luisinho, Cezar Furini; representantes de municípios do Litoral Norte e empreendedores da região.

Data de publicação: 20/07/2018