O Sorrindo para o Futuro é um programa de promoção de saúde em escolares da educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental do RS realizado pelo SESC em parceria com as prefeituras municipais e as escolas desde 2003. Continue Lendo...

O Sorrindo para o Futuro é um programa de promoção de saúde em escolares da educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental do RS realizado pelo SESC em parceria com as prefeituras municipais e as escolas desde 2003. Balneário Pinhal mais uma vez, em 2019, será parceiro deste projeto, no qual foi premiado em 2016, como o melhor município com até 1000 alunos inscritos no programa. Com isso, a atual administração assume o compromisso de na gestão de 2018-2021 ser parceira do SESC nessa iniciativa. Além de promover a saúde, o programa promove a formação de hábitos saudáveis que consolidem as melhorias de saúde conquistadas, estimulando responsabilidade para com a saúde.

Alinhado com a missão do SESC e da Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Pinhal, o Sorrindo para o Futuro visa promover a qualidade de vida da população do Balneário Pinhal. O resultado esperado do programa é a adoção de estilos de vida que promovam saúde e bem-estar que perdurem ao logo da vida. Para tal o programa atua junto a escolares do Nível A da Educação Infantil até o quinto ano do Ensino Fundamental da rede pública visando estimular hábitos saudáveis.

Especificamente o programa pretende:

• desenvolver nos alunos habilidade para higiene bucal;
  • estimular os alunos a realizarem escolhas alimentares saudáveis;
  • estimular os alunos a praticarem atividade física regularmente;
  • potencializar o atendimento das necessidades de tratamento de saúde dos alunos; e
  • estimular a formação de escolas promotoras de saúde.

A primeira etapa do programa foi à formação de parceria entre prefeitura e escola. A negociação desta parceria foi realizada pelos gerentes de Unidades do SESC de Tramandaí, apoiados por suas equipes, priorizando a manutenção da participação das escolas e municípios atendidos no ano anterior, sendo Balneário Pinhal novamente priorizado. No website (www.sesc-rs.com.br/sorrindoparaofuturo) existe uma apresentação da proposta de parceria a qual esclarece sobre o programa e as responsabilidades dos parceiros. Uma vez acertada com o SESC, a adesão do município de Balneário Pinhal e as respectivas escolas municipais foi assinado o termo de adesão do município (disponível no website) pela prefeita municipal, Marcia Tedesco de Oliveira, no ano de 2019. Os termos de adesão são assinados em 3 vias: uma para o município ou escola estadual, uma para a Unidade do SESC na região e outra para a Gerência de Saúde do SESC-RS).

Cada escola participante do programa deve tem um professor coordenador do programa, indicado no cadastro da escola no sistema de dados. Em cada município parceiro o programa é implementado conjuntamente pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Educação, tendo dois coordenadores locais para o programa, um de cada Secretaria, respectivamente. Estas pessoas participam do Encontro Anual de Coordenadores do Programa SESC Sorrindo para o Futuro, que ocorre no início de cada ano letivo. Neste Encontro o SESC apresenta a metodologia e os resultados do programa do ano anterior e a série histórica, e aborda os novos rumos possíveis para o trabalho, promovendo a troca de experiências entre os participantes.

Desde 2017, o município faz seu acompanhamento também com base nas instruções da OMS (Organização Mundial da Saúde), e em 2019 está compilando os dados para futura orientação de suas políticas públicas de saúde, com transparência e auxílio de sua comunidade; com ênfase na Saúde bucal, disponibilizando o banco de dados do ano de 2017 em fevereiro de 2019, e espera até julho de 2019, disponibilizar os dados de 2018. Lembrando que os dados pessoais dos pacientes não serão disponibilizados, afim de preservar o anonimato dos mesmos, seguindo os preceitos éticos das resoluções 466/2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde.

E a partir de março de 2019, as equipes de saúde bucal estarão visitando as escolas para realização das atividades do Sorrindo do corrente ano.

Fonte: Secretaria de Saúde

Data de publicação: 19/02/2019