A Secretaria Municipal de Saúde, homenageou duas moradoras do município que venceram o câncer de mama, numa trajetória de muita luta e superação.

Entre as atividades do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde, homenageou duas moradoras do município que venceram o câncer de mama, numa trajetória de muita luta e superação.

As vitoriosas são Irene Lima da Silveira e Lucimar Machado da Silva, moradoras do Distrito de Túnel Verde. Duas histórias que precisam ser conhecidas e servir de exemplo para todas as mulheres.

Irene Lima da Silveira tem 66 anos, dois filhos e é monitora de crianças na EMEI Abelhinhas. Sempre fez os exames preventivos, autoexame e, por estar sempre em alerta descobriu que tinha um nódulo maligno no seio, no ano passado: “Nunca chorei, pensava que seria mais uma das minhas batalhas que haveria de vencer, com fé em Deus”.

Irene conta que a primeira pergunta que fez ao médico quando recebeu a notícia do câncer foi: “Vai cair o meu cabelo?”. Mas não precisou quimioterapia. Fez cirurgia, 30 dias de radioterapia e, no dia 6 de fevereiro deste ano recebeu a notícia que estava curada. Ela ainda vai tomar medicamentos preventivos por 5 anos, mas essa batalha está vencida. Contou com o apoio da família e dos amigos nessa luta.

“Quando eu soube que estava curada foi o dia mais feliz do mundo e deixo um recado para todas as mulheres: Se amem, se apalpem, façam os exames, o câncer não escolhe idade, cor, não esperem, vão atrás da cura e nunca percam a fé”.

Lucimar Machado da Silva, 41 anos, é outra vitoriosa. Em 2006 recebeu o primeiro diagnóstico de câncer: “Eu não tinha muita noção do que era a doença, quando o médico explicou eu chorei, mas foi só uma vez porque tomei a decisão de batalhar porque eu tinha uma filha pra criar, sozinha”, lembra.

Lucimar conta que foram cinco anos de sofrimento, medo, complicações da quimioterapia. O primeiro impacto foi quando o cabelo começou a cair: “Eu mesmo tirei, coloquei uma peruca e não me olhei mais no espelho”, disse.

Em 2011 recebeu outro diagnóstico de câncer. A filha entrou em depressão junto com ela, foi mais uma luta, mas ela conseguiu vencer. Há três meses recebeu outro diagnóstico, mas desta vez era benigno.

“Venci pela minha filha e por mim. Consegui vencer todas. Deixo de mensagem para as mulheres é que se amem, cuidem de seu corpo, doem sangue porque é importante – eu precisei duma cirurgia e se não fosse um doador eu teria morrido – doem cabelo, parece bobagem, mas é importante e nunca desistam, lutem sempre”.

Irene e Lucimar foram homenageadas por suas lutas e exemplo de vida, no salão da Escola Barão de Santo Ângelo, no Túnel Verde, onde receberam um presente simbólico da coordenadora da ESF Túnel Verde, Cláudia Bobsin.

Balneário Pinhal
A doce praia dos gaúchos

Fonte: Secretaria de Saúde

Data de publicação: 26/10/2018