Evento paralelo ao 5º Festimel, abriu oficialmente nesta sexta feira, 11, em Balneário Pinhal.

Cerca de 300 apicultores de todas as regiões do Rio Grande do Sul participam do 23º Seminário Estadual de Apicultura, evento paralelo ao 5º Festimel, que abriu oficialmente nesta sexta feira, 11 em Balneário Pinhal.

Na oportunidade, o presidente da Confederação Brasileira de Apicultura falou da importância da organização do setor para vencer os desafios: “No estado pioneiro da apicultura no Brasil, temos que plantar a semente do profissionalismo para enfrentar os desafios do setor”, destacando a mortandade de abelhas, como uma das principais ameaças, atualmente.

A prefeita Marcia Tedesco relatou que vai acompanhar de perto a a causa apícola para que a cidade volte a ostentar o título de Capital Estadual do Mel “Estamos resgatando a nossa identidade através do trabalho dos apicultores e do próprio Festimel que é voltado para a cultura do mel”, disse a prefeita.

O presidente da APIVERDE – Associação dos Agricultores Familiares do Túnel Verde – José Cunha, destacou o apoio da Prefeitura Municipal para a realização do evento e a importância da conquista do SIM, o Serviço de Inspeção Municipal que garante a qualidade do mel e a comercialização do produto.

Também participaram do evento, o Dep. Federal Sanderson, Dep. Estadual Zé Nunes - presidente da Frente Parlamentar de Apicultura da Assembleia Legislativa, presidente da Fargs Anselmo Kuhn, Gerente Regional da Ascar/Emater Ademir Santin, presidente das Câmaras Setoriais Paulo Lippi, secretários municipais e vereadores.

O Seminário se estende até amanhã, quando será conhecido o vencedor do 22º Concurso Estadual de Qualidade do Mel.

Data de publicação: 11/10/2019

Créditos: Salete Teixeira