A emoção de um patrono que escreveu história na vida dos estudantes.

A XX Feira do Livro de Balneário Pinhal, que acontece no Centro de Eventos, reúne títulos da literatura Infantil, juvenil e adulta, de diversas editoras, além de revistas e exposições.

O patrono da Feira, Pedro Gonçalves, se emociona a cada palavra quando fala da experiência que está vivendo em meio aos livros e aos jovens que ele está ajudando a despertar para a literatura e para o meio ambiente.

Natural de Dom Pedrito, Pedro Gonçalves é escritor fotógrafo e conselheiro tutelar. Trabalhou em vários veículos de comunicação, mas há 18 anos escolheu morar em Balneário Pinhal para explorar o rico ecossistema da região litorânea, que revela através de fotos e livros.

Nos últimos 2 meses Pedro Gonçalves visitou todas as escolas da rede Municipal de Ensino levando sua obra e interagindo com os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente. Um trabalho que já tem resultados: foram lançados durante o evento cinco livros feitos pelos estudantes de cada uma das escolas do ensino fundamental do município. Na abertura da Feira as crianças da Educação Infantil cantaram uma canção dedicada à ele e entregaram desenhos a partir da obra do autor.

Num balanço do que vivenciou até agora como patrono, diz: "Não tenho como dimensionar a emoção com a retribuição das crianças, dos jovens. Saio da Feira com olhar de que valeu a pena, um olhar de esperança".

Pedro Gonçalves está lançando no evento o livro Dunas, sobre os tipos de formações, a fauna e a flora das dunas do litoral norte gaúcho.

No local também acontece a exposição fotográfica Olhares da Natureza, clicada por ele e seu filho João Pedro Gonçalves, de apenas 13 anos de idade.

A XX Feira do livro vai até domingo (4).

Venha Prestigiar!

Balneário Pinhal,
A doce praia dos gaúchos

Fonte: Gabinete da Prefeita