Apenas uma pequena parte dos grupos prioritários ainda não atingiu as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Pinhal divulgou nesta segunda-feira (20/04) um balanço parcial da cobertura vacinal da campanha contra a gripe. A vacinação teve início no dia 23 de Março e foi realizada, até agora, em cinco lotes da primeiro fase, devido à quantidade limitada de doses da vacina que Balneário Pinhal recebeu através da 18ª Delegacia de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul disponibilizou de forma fracionada 2730 doses da vacina contra o vírus H1N1 para atender a primeira fase da campanha vacinal de Balneário Pinhal, destas vacinas, 1051 (um mil e cinquenta e uma) doses foram aplicadas nos idosos da sede, 1208 (um mil duzentas e oito) doses aplicadas nos idosos do Magistério e 230 (duzentas e trinta) doses aplicadas nos idosos do Túnel Verde, totalizando, 2489 (duas mil, quatrocentos e oitenta e nove) doses da vacina, alcançando 71,4% do grupo de idosos estimado em 3486 (três mil quatrocentos e oitenta e seis) pessoas. Já em relação aos trabalhadores da Saúde, foram vacinados em torno de 200 profissionais.
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de vacinar 90% de todos os públicos-alvo da campanha.

A Secretaria Municipal de Saúde está aguardando o recebimento de novas doses da vacina para dar sequência à campanha contra a Gripe. No dia (13) de abril, a prefeita Marcia Tedesco participou de uma webconferência promovida pela FAMURS, (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), onde cobrou da entidade empenho e celeridade na entrega do novo lote da vacina e em quantidade suficiente para atender a população dentro do calendário previsto pelo Ministério da Saúde.

Na última sexta feira recebemos a informação da Secretaria Estadual de Saúde que nos próximos dias o município receberá um novo lote para vacinação dos idosos que ainda não receberam a dose e complementar a primeira fase da vacinação. Em 9 de maio amplia-se mais uma vez o público, iniciando a terceira fase: para Professores, crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.

Idosos que ainda não se vacinaram, podem agendar pelo número (51) 9 9369-2717 de segunda a sexta-feira, entre as 8h e 12h.

Data de publicação: 20/04/2020

Créditos das Fotos: Matheus Betat