O mundo encantado das abelhas, o manejo e a extração de mel podem ser vistos de perto no 5º Festimel

Abelhas sem ferrão em exposição no 5º Festimel

Uma oportunidade de conhecer os insetos que formam uma das sociedades mais organizadas e que produz um dos alimentos mais nutritivos e saudáveis. Assim é a exposição de Meliponicultura- as abelhas sem ferrão, que podem ser vistas durante todos os dias nos pavilhões do 5º Festimel, a Feira do Mel e do Doce que acontece até o próximo domingo em Balneário Pinhal.

No local estão expostas as 24 espécies das abelhas nativas sem ferrão do estado, a menor abelha do mundo, a “plebeia wittmanni”, as abelhas em extinção como ”Mandaçaia Quatrifasciata” e muitas outras.

E é possível ver de perto a colmeia, o trabalho das operárias, a extração do mel e degustar o doce produto, direto da fonte.

Tudo isso sob o comando do apicultor Evald Gossler, um apaixonado pelo mundo encantado das abelhas, que explica cada etapa da produção de mel.

“Faço tudo isso pra mostrar para as pessoas a importância das abelhas e da polinização, pois se as abelhas forem totalmente extintas, em quatro anos não existirá mais vida na terra”, alerta o apicultor, informando que 80% de todos os alimentos que consumimos vem da polinização, desde frutas, verduras até cereais.

Aos 66 anos de idade seu Evald conta que sua paixão pelo mundo das abelhas começou aos 4 anos, por meio de seu avô: “me considero nascido dentro de uma colmeia”, diz.

E é nesse doce clima de conhecimento e de curiosidades que a exposição espera os visitantes, principalmente as crianças que podem ver de perto e com segurança as rainhas da festa.

A Apicultura será tema do Seminário Estadual que acontece de 10 a 12 de outubro na SAPP, av. General Osório, 1030. O evento, paralelo ao Festimel, também contará com o Concurso Estadual da Qualidade do Mel, oficinas e  exposição de equipamentos apícolas.

Data de publicação: 10/10/2019