Em 2020, os atletas ganharam uma pista de skate totalmente reformada e a única da região certificada para receber a disputa estadual na modalidade conhecida como street.

Quatro rodas pequenas, sonhos e muita diversão tomam conta da pista de skate de Balneário Pinhal, no Litoral Norte, neste final de semana. A cidade recebe neste sábado (18) e no domingo (19) a primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Skate de 2020. É a primeira vez que um município localizado nas praias gaúchas recebe a competição estadual. 

O evento faz parte dos Jogos de Verão, que são realizados nas temporadas de veraneio em Pinhal. Em 2020, porém, os atletas ganharam uma pista de skate totalmente reformada e a única da região certificada para receber a disputa estadual na modalidade conhecida como street. 

O primeiro dia de competição começou por volta das 10h deste sábado, com a categoria mirim (até 12 anos). Após, entraram na pista os iniciantes (de 13 a 16 anos) e as categorias amador (acima de 17 anos) e feminino (livre). Os atletas tinham sete chances para demonstrar suas manobras e seu talento na pista. 

Como o skate agora é esporte olímpico, muitos dos competidores carregam nos olhos o sonho de disputar uma Olimpíada

— Aqui é o início. É a porta de entrada para eles serem classificados para o campeonato brasileiro, participarem da seletiva e irem para a Olimpíada — explicou Jean Andrade, presidente da Alvo Cultural, organizadora do evento, e membro da Federação Gaúcha de Skate, que chancela a competição.

De Pinhal para o mundo 

Com apenas 14 anos, mas desenvoltura de gente grande, Luís Pedro Lopes Nascimento sabe o que quer: se tornar um skatista profissional. Mais conhecido como Pedrinho, o garoto é uma das promessa do esporte no Rio Grande do Sul.

Lauro Alves / Agência RBS
Pedrinho tem 14 anos e já participou do Campeonato Brasileiro de Skate e de uma etapa do Sul-Americano 

Nascido e criado na cidade litorânea, Pedrinho se aventura no skate desde os quatro anos. É o atual vencedor da categoria iniciante dos Jogos de Verão de Pinhal. 

— Quando comecei, me apaixonei pelo skate. Conheci muitos amigos, me deu uma vivência com todo mundo. Agora levo a sério. Quero me tornar um atleta profissional, ser patrocinado por uma grande marca e ir pra Olimpíada — disse, animado, horas antes de entrar na pista e estrear na competição estadual deste ano.

Pedrinho contou com orgulho sobre sua participação, em 2019, no Campeonato Brasileiro de Skate e em uma etapa do Sul-Americano. A família chegou a fazer uma rifa para bancar as despesas de viagem para São Paulo, onde foi realizada a disputa nacional. 

— Meus pais me apoiam muito, me ajudaram a fazer a rifa ano passado. Fiquei em 10° lugar, está ótimo — falou. 

Além de Pedrinho, outras crianças e jovens de Pinhal começaram no skate através do Pé na Tábua, um projeto social da cidade que oferece aulas gratuitas de skate aos alunos da rede municipal, no turno oposto ao da escola. 

O Campeonato Gaúcho de Skate terá outras etapas até outubro, que definirão o ranking dos atletas para a disputa nacional. Nesta primeira etapa, 25 cidades gaúchas foram representadas por competidores.

Fonte: Zero Hora / RBS

Data de publicação: 20/01/2020

Créditos das Fotos: Matheus Betat

Compartilhe!