Centenas de pessoas, incluindo representantes da comunidade, autoridades e alunos da rede escolar participaram, nesta quarta feira, da Caminhada em alusão ao Dia da Consciência negra, comemorado neste 20 de Novembro em referência à morte de Zumbi dos Palmares - símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo afro-brasileiro.

A concentração foi em frente à Prefeitura Municipal. Os participantes percorreram o centro da cidade em direção ao Largo Osso da Baleia, onde as autoridades fizeram seus pronunciamentos.

"Hoje não é um dia para se comemorar, mas sim para refletir e pensar em toda a luta que nosso povo passou para chegarmos aqui," disse o presidente do Conselho da Comunidade Negra de Balneário Pinhal (CCNBP), Luis Marques. A entidade foi a responsável pelo ato, juntamente com a psicóloga Bianca Costa.

A Caminhada pela Consciência Negra também contou com a presença dos secretários Rodrigo Figueiró e Simone Santos, Diretor do Depto de Cultura Marcelo Maresia, vereadores Geilson Pires e Elmira Käfer, o professor de capoeira Erico "Mickey", Melinha, entre outras autoridades e representantes de entidades religiosas de matriz africana.

Data de publicação: 20/11/2019