Horto de Balneário Pinhal é referência no Litoral Um viveiro de plantas com mais de 40 mil mudas de 700 espécies tem atraído estudantes e profissionais do meio ambiente de várias cidades do litoral.

O Horto Municipal de Balneário Pinhal nasceu em 2006, fruto da vontade de um grupo de moradores em florir a cidade, deixá-la mais bonita. Desde então, o horto passou a existir com todo o zelo e carinho da comunidade e da administração municipal.

O local abriga árvores frutíferas, flores, plantas ornamentais, hortaliças, leguminosas, ervas medicinais, além de uma variedade de suculentas. São plantas nativas e exóticas, cuidadosamente cultivadas, inclusive com o uso de uma composteira, que produz uma terra mais fértil para as plantas.
Entre as árvores frutíferas estão: ameixeiras, angazeiros, goiabeiras, cerejeiras, pitangueiras, abacateiros.
Entre as exóticas está a planta do papiro, que era utilizado para a escrita no Egito antigo. E também uma árvore de tronco macio conhecida como pau papel. Também estão sendo produzidas no local, mais de 300 mudas de palmito para serem distribuídas.

O Diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Gilson Prestes informa que as plantas cultivadas são doadas para a comunidade: ”Uma retribuição ao cidadão que está em dia com os seus impostos”, diz. Mas as mudas também são usadas em seu propósito inicial, o de embelezar a cidade. Elas podem ser apreciadas nos canteiros das avenidas, ruas, escolas, entre outras áreas públicas.

Conforme Prestes, a procura para visitação ao Horto tem sido grande de escolas e secretarias de meio ambiente de outros locais que solicitam mudas para projetos escolares e plantio em vias públicas das demais cidades.

O Horto Municipal teve sua área ampliada este ano, passando a um total de 5 mil m², o que, segundo Prestes, permitiu a criação de espaço individual para as hortaliças e as plantas fitoterápicas, além de possibilitar a produção de mais mudas com melhor crescimento das plantas e qualificar o atendimento ao público.

Entre as visitas já realizadas, Gilson Prestes destaca escolas de Cidreira, Palmares do Sul, Capivari do Sul, Quintão, Nova Tramandaí.
O Horto Municipal de Balneário Pinhal está localizado na esquina das ruas José Orlando de Freitas e Rua da Amizade.

O atendimento à comunidade acontece nas segunda, quartas e sextas feiras das 8 às 12h e das 13h às 17h
Às terças e quintas feiras, o pessoal do Horto vai às ruas para cuidar do plantio nas áreas públicas da cidade.
Para visitação de escolas é preciso agendar pelo Telefone (51991168092.

O Guardião do Verde – No meio de tantos vasos, árvores e o colorido das plantas está Paulo Jobim, que sabe o nome e a história de cada uma das plantas: como chegou ao horto, se por muda ou semente, quem trouxe e pra que serve.
Funcionário da Prefeitura ele trabalha no local há 10 anos, não precisa dizer que gosta do que faz, chega ter ciúme das mudinhas e ainda ensina: “a areia do litoral não facilita o plantio, é preciso adubar, cuidar, zelar para o desenvolvimento de tanta variedade. Mas não é só isso. Ele revela o segredo para a planta nascer forte e bonita: “É preciso ter uma boa energia para cuidar delas, tem que conversar, ter carinho por todo esse verde”, diz com toda a sensibilidade de um verdadeiro Guardião.

Aproximadamente 80 pessoas participaram do ato de inauguração do novo horto municipal , autoridades regionais e municipais entre elas a prefeita Marcia Tedesco vice-prefeito Alequis Lopes Pinto, Secretários, Vereadores e outras autoridades fizeram-se presentes ao ato.

Prefeitura de Balneário Pinhal
Secretaria de Meio Ambiente