ESF é uma estratégia de reorientação do modelo assistencial em saúde a partir da atenção básica, estabelecendo o reconhecimento da saúde como um direito de cidadania evidenciado pela melhoria das condições de vida através de serviços, Continue Lendo...

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA - ESF

INFORMAÇÃO

ESF é uma estratégia de reorientação do modelo assistencial em saúde a partir da atenção básica, estabelecendo o reconhecimento da saúde como um direito de cidadania evidenciado pela melhoria das condições de vida através de serviços mais resolutivos, integrais e humanizados.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) foi criada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS) que tem como base os princípios de acesso, tais como a equidade, integralidade e universalidade e, também, princípios organizativos como a descentralização, participação da comunidade e regionalização.

Quando devemos procurar a unidade básica de saúde?
Balneário Pinhal tem três unidades ESF: Magistério, Túnel Verde e Sede.
Todos procedimentos de saúde são gerados a partir dos ESFs: coletas de exames, encaminhamento para especialistas, controle da glicose, da pressão arterial, entre outros.

Quando procurar o Posto de Saúde 24hs?
Em casos de urgência e emergência, ou seja, que necessitem de atendimento imediato como, crise asmática, ameaça de infarto, AVC, ferimentos graves. 
Lembrando que o Posto de Saúde 24hs atende a todos independente da cidade de origem.

Essas normativas são do Ministério da Saúde

O horário de atendimento dos ESFs: 8h às 12h e das 13h às 17h - Segunda à Sexta-feira.

Obs: Na sexta-feira à tarde a porta fica fechada para reunião da equipe, os profissionais estarão lá a disposição.

Fonte: Secretaria da Saúde

Data de publicação: 24/01/2019

Créditos: Secretaria da Saúde

Compartilhe!