É IMPORTANTE SEGUIR ALGUMAS RECOMENDAÇÕES:

Após receber a informação da população sobre a presença de um lobo marinho na orla de Balneário Pinhal, a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente fez a vistoria do animal, constatando que o mesmo não apresenta ferimentos e está apenas descansando.
Esse hábito é comum nessa época do ano, pois durante o inverno e a primavera, muitos lobos se dispersam de suas colônias reprodutivas e se deslocam para o norte em busca de alimento e águas mais quentes. Muitos deles chegam exaustos ao litoral gaúcho, podendo vir a óbito nas praias. Outros acabam interagindo com atividades humanas, como a pesca. É importante diferenciar quais animais precisam ser retirados do ambiente natural e quais não precisam.
O animal só deve ser retirado da praia se apresentar algum dano causado por ação humana: lesões externas, interações com redes de pesca ou vestígios de óleo na pelagem. Caso contrário, não devemos interferir no ciclo de vida do animal e no processo de seleção natural.
É importante lembrar que esses animais possuem o hábito de parar na beira da praia para descansar, podendo permanecer fora da água por até 72h. Nesses casos não há necessidade de interferência humana. NÃO ARRASTE O ANIMAL PARA O MAR! Há o risco de ele vir a morder para se defender, o animal só precisa de descanso. Ele vai voltar para o mar quando quiser. Se ele for forçado a voltar, poderá morrer logo depois por estar exausto para nadar.

SE VOCÊ ENCONTRAR UM ANIMAL DESTES VIVO É IMPORTANTE SEGUIR ALGUMAS RECOMENDAÇÕES:

* Manter distância mínima de cinco metros e evitar aglomerações em volta do animal, pois isto causa grande estresse e pode ser perigoso;

* Jamais tentar recolocar um animal de volta ao mar;

* Nunca alimentá-los;

* Jamais tocar nesses animais, pois eles podem ser agressivos;

* Mantenha uma distância segura, pois esses animais são portadores de zoonoses que podem ser transmitidas para os humanos;

* Nunca tentar retirá-los da praia ou transportá-los sem avaliação de profissionais qualificados (biólogos e veterinários) em fauna marinha;

* Jamais levá-los para sua residência;

* Respeitar a rotina de vida das espécies que utilizam a praia para descanso;

* Avisar as autoridades competentes e, sempre que possível, realizar registro fotográfico para facilitar a avaliação dos biólogos e veterinários quanto a real necessidade de resgate.
Preserve a vida!
Gestão para Todos!

Data de publicação: 20/07/2018

Compartilhe!