Amigos, hoje o assunto é o excesso de lixo! Vocês já repararam quantas vezes trocam o lixo, por semana, na casa de vocês? Imaginem o quanto de lixo é produzido pelo bairro todo, pela cidade, continue lendo...

Vocês já repararam quantas vezes trocam o lixo, por semana, na casa de vocês? Imaginem o quanto de lixo é produzido pelo bairro todo, pela cidade, pelo estado...enfim, são bilhões de pessoas no mundo produzindo lixo todos os dias! A gente pode colocar o lixo pra fora de casa, mas pra fora do planeta não! Todo o lixo permanece no planeta onde vivemos, contaminando as águas, o ar, prejudicando a fauna e a flora...E, apesar de ser inevitável produzir lixo, podemos ao menos REDUZIR. Por exemplo: quando a gente vai no mercado, os produtos que poderiam caber em 2 sacolas são colocados em 5! O mercado tem a preocupação de separar os produtos, mas nós consumidores podemos pedir pra reduzir o excesso de sacolas plásticas...nós podemos dizer pro funcionário que ele pode colocar o creme dental na mesma sacola da maçã, sem problemas! Não vai contaminar nem sujar nada! Uma sacola plástica pode levar de 50 a 500 anos pra se decompor, então nós precisamos reduzir a quantidade delas no mundo.

Aqui no litoral, vários animais tem aparecido mortos na beira da praia porque comeram sacolas plásticas (e outros resíduos) que foram parar no mar. O canudo que a gente usa pra tomar sucos é um dos resíduos mais encontrados no estômago de animais mortos. Isso acontece porque eles confundem o plástico com alimento e acabam morrendo pela ingestão. Fica a dica, pessoal: nós não precisamos de canudinho pra tomar um refri, um suco...a gente pode beber direto da embalagem ou do copo. Vamos reduzir o que der, galera! E mais, não vamos jogar o lixo no chão! Se a sacola foi parar no estômago da baleia, é porque alguém jogou no chão e a chuva e a maré levaram pro mar.

Esse é só um exemplo de problema que o lixo pode causar, mas os problemas são inúmeros!

Vamos cuidar do nosso planeta! Fica aqui o meu pedido como bióloga, mas, principalmente, como uma habitante da Terra!

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente

Data de publicação: 22/09/2017

Créditos: Secretaria de Meio Ambiente

Créditos das Fotos: Secretaria de Meio Ambiente

Compartilhe!