Balneário Pinhal está entre os municípios que integram o edital de licitação que vai definir a empresa responsável pela destinação final de resíduos sólidos urbanos, domésticos e comerciais no Litoral Norte. Lançado pelo Consórcio Público Amlinorte...

Pregão vai definir empresa que dará destino ao lixo

Balneário Pinhal está entre os municípios que integram o edital de licitação que vai definir a empresa responsável pela destinação final de resíduos sólidos urbanos, domésticos e comerciais no Litoral Norte. Lançado pelo Consórcio Público Amlinorte – Associação dos Municípios do Litoral Norte, o documento, já publicado no Diário Oficial do RS e jornais, dispõe para a escolha da empresa, um Pregão Presencial para Registro de Preço, marcado para o dia 11 de abril.
O edital prevê dois lotes para transbordo, transporte e destino final: um em Torres e outro em Tramandaí, contemplando os 23 municípios do Litoral Norte. Quinze municípios manifestaram interesse na participação dessa modalidade de licitação, entre eles Balneário Pinhal que, a partir da homologação, poderão aderir imediatamente à ata de registro de preço e formalizar o contrato diretamente com a empresa vencedora do certame, cujo pagamento também será direto.
Os municípios que não estão no processo licitatório terão prazo de um ano para adesão ao registro de preço e daí formalizar seus contratos com as empresa, que poderão, inclusive, serem prorrogados por 60 meses como estabelece a Lei 8.666. Os valores de referência são 0,18 km rodado/tonelada e 81,00 por tonelada depositada no aterro licenciado, o que dá um total de 115,50 por tonelada depositada. Todos os detalhes e informações do edital estão disponíveis em: www.cpamlinorte.com.br
Para a prefeita de Balneário Pinhal, Márcia Tedesco, a medida, além solucionar um problema dos municípios do litoral norte, que se arrasta por mais de 20 anos, vem ao encontro da campanha desenvolvida pelo município este ano. Com o slogan “Pinhal sem Lixo, Praia no Capricho”, a proposta é buscar a conscientização dos moradores para a importância da separação dos resíduos. Neste sentido, foram distribuídos imãs de geladeira com a indicação dos dias de recolhimento do lixo orgânico e sólido. Além disso, as escolas do município estão trabalhando este ano com a educação ambiental, no sentido de levar o conceito de sustentabilidade já para as crianças: “Nossa responsabilidade com o controle ambiental visa garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas”, ressalta Márcia Tedesco.

Fonte: Salete Teixeira

Data de publicação: 04/04/2018

Créditos: Salete Teixeira

Compartilhe!